Cadastrar
Favell Lee Mortimer imagem do perfil Favell Lee Mortimer

O anjo visita José

O anjo visita José
Photo by Daniel Born / Unsplash
Loading the Elevenlabs Text to Speech AudioNative Player...

Mateus 1

Mateus foi o primeiro dos evangelistas a escrever seu evangelho. Ele o escreveu especialmente para os judeus e, portanto, faz muitas referências ao Antigo Testamento — que é muito reverenciado pelos judeus — e mostra que Jesus cumpriu o que os profetas haviam dito. Lucas e Marcos, que escreveram especialmente para os gentios, frequentemente explicam os costumes judaicos, mas Mateus sempre alude a eles como costumes bem compreendidos. O próprio Mateus havia sido um coletor de impostos antes de ser chamado para ser um dos apóstolos do Senhor. Seu outro nome era Levi. Lucas se refere a ele por esse nome em Lucas 5.27.

Mateus começa sua história com um relato dos antepassados de nosso Salvador a fim de demonstrar que Jesus descendia de Abraão e de Davi, como Deus havia prometido que o Messias seria. Este relato é chamado de genealogia. É a descendência de José, e não de Maria, que está registrada aqui. Lucas, em seu terceiro capítulo, nos dá outra genealogia. Essa genealogia é um pouco diferente da de Mateus; portanto, deve ser a genealogia de Maria. É verdade que o nome de José também é mencionado lá; mas os nomes de mulheres nunca eram inseridos nos registros públicos.

Há uma aparente contradição entre as duas genealogias. Mateus diz que Jacó era o pai de José. Lucas diz que Eli era o pai de José. Podemos concluir que Eli era o sogro de José e o pai de Maria. Veja como a diferença é facilmente explicada para uma mente honesta! E, no entanto, isso tem sido usado por incrédulos e apresentado como uma objeção contra a religião cristã. Como devem estar desesperados por objeções aqueles que se agarram a uma desse tipo!

Voltemos à história, que é interessante por si mesma. José não é censurado por suas suspeitas quanto a Maria, pois parece que ele não tinha provas de que um milagre havia ocorrido. Ainda assim, a bondade de seu coração o deixou relutante quanto a expô-la publicamente. Deus, em sua grande misericórdia, enviou um anjo para contar toda a verdade. Assim, nosso gracioso Pai nos impedirá de cair em erros por ignorância, se desejarmos sinceramente saber o que é certo.

Maria provavelmente sofreu muita angústia devido às suspeitas de José, mas Deus esclareceu a inocência dela. Toda pessoa que é falsamente suspeita pode confiar que Deus cumprirá a promessa do Salmo 37: "Entrega teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará. Fará tua justiça sobressair como a luz, e teu direito, como o meio-dia". Ao ser falsamente acusados, não devemos apresentar uma defesa escandalosa e irritada — devemos confiar nossa causa a Deus, e ele nos defenderá.

As palavras finais do anjo são muito notáveis. Elas estão escritas no versículo 21: "Ela dará à luz um filho, a quem darás o nome de Jesus; porque ele salvará seu povo dos seus pecados".

O nome "Jesus" significa Deus Salvador. Observe, no entanto, a natureza desta salvação. Não é uma salvação no pecado, mas uma salvação do pecado. "Ele salvará o seu povo dos seus pecados". Se soubéssemos o que é o pecado, sentiríamos quão grande é esta salvação. O pecado arruinou este mundo; e arruinará cada um de nós eternamente, a menos que sejamos salvos dele. Há apenas um que pode nos salvar. Esse é Emanuel, Deus conosco. Jesus, o Filho de Deus, veio habitar conosco para nos livrar de habitar para sempre com Satanás. E como ele salva? Derramando seu próprio sangue como expiação pelo pecado, e então lavando nesse sangue todos os que nele creem. Por isso, seu povo canta esta canção de louvor ao seu nome - "Àquele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados pelo seu sangue, e nos constituiu reino e sacerdotes para Deus, seu Pai; a ele sejam glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém".