01/Jan: A Palavra (Jo 1.1-5)
Quem é a Palavra ou Verbo mencionada nesses versículos? É o Filho de Deus. Ele é chamado de Palavra, porque nos faz conhecer Deus, seu Pai. Como nossos pensamentos são conhecidos por nossos semelhantes? Por nossas palavras. Assim, o Pai invisível é revelado aos homens por seu Filho Jesus Cristo. Ninguém pode conhecer o Pai, a não ser pelo Filho. O Filho e o Pai são pessoas distintas, pois está escrito no primeiro versículo: "a Palavra estava com Deus"; ou seja, o Filho estava com o Pai. No entanto, o Filho e o Pai são um único Deus, pois é acrescentado: "a Palavra era Deus".
Contudo, mesmo que não tivéssemos descoberto essa frase, "A Palavra era Deus", saberíamos que ele era Deus pelas coisas que são ditas sobre ele nos versículos seguintes.
Primeiro, há a declaração de que ele estava no princípio com Deus. Ora, Deus é o Primeiro de tudo, e se o Filho de Deus é desde a eternidade, então ele é o Primeiro, e deve ser Deus.
Novamente, é dito que todas as coisas foram feitas por ele. Assim, sabemos que o Filho é o Criador do mundo. Ele não pode ser, portanto, uma criatura; pois nenhuma criatura pode "criar". Somente Deus pode criar.
Então, mais uma vez, diz-se que ele é a Vida. Ele dá vida. Todos os anjos no céu juntos não podem dar vida ao menor dos insetos, ou mesmo à mais humilde flor — mas o Filho pode dar vida às criaturas que ele criou; não apenas vida natural, mas vida espiritual e eterna.
Por último, há a declaração de que ele é a Luz dos homens — uma luz mais brilhante que o sol, uma luz que brilha no coração e ilumina a mente obscura.
E como o homem é chamado? Observe o nome que lhe é dado. Ele é chamado de "Trevas". No versículo quinto está escrito: "A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam". Desde o momento em que Satanás, o príncipe das trevas, tentou Adão e Eva a comer o fruto proibido, as mentes dos homens têm sido obscurecidas; eles não sabem o que é certo, nem amam o que é bom. Cristo veio ao mundo para trazer luz às mentes obscuras dos homens. Mas, é lamentável! Quão poucos o recebem! A maioria das pessoas está tão satisfeita com as trivialidades cotidianas ou tão ocupada com os cuidados do mundo que se afasta do Filho de Deus. Este livro abençoado que temos em nossas mãos nos fala sobre ele. Não é o desejo de cada um de nós ser feliz para sempre? Então, vamos ouvir atentamente e suplicar a Deus que nos dê fé para que possamos crer e ser salvos.
N.do.E.: Utilizamos a tradução bíblica da autora neste artigo.